ATRATIVOS HISTORICOS DE SÃO MATEUS



Porto de São Mateus


Situado na parte baixa de São Mateus, possui prédios do final do séc. XVIII, em estilo Colonial Civil Português. O andar térreo era destinado ao comércio e o andar superior para moradia dos proprietários. .







O porto de São Mateus representa a pujança e importância deste para a região, pois através dele se faziam os transportes de carga para Salvador, Vitória e Rio de Janeiro, de tudo o que era produzido na região. Vale a pena visitar.
  











Museu Histórico



A antiga Casa de Câmara e Cadeia, sua construção data de 1764. Na parte superior ficava a sede da câmara e, na inferior a cadeia. O pelourinho ficava nas proximidades. A cadeia ficou ali instalada até metade do século XX e a sede municipal, até a década de 1980. O Museu Histórico está ali alojado desde 2001, lá podem ser encontradas urnas funerárias de cerâmica de origem tupi, documentos e móveis de época.
O Museu Histórico de São Mateus está situado na praça São Mateus no centro da cidade



Ruína da Igreja Velha


Situada na praça Anchieta, Centro, a Igreja Velha é uma ruína da que seria a maior igreja do município. Por falta de recursos do tesouro municipal, a Câmara decidiu, paralizar a obra e aplicar o dinheiro no término da reforma da Igreja Matriz de São Mateus.
Em sua construção foram usadas pedras que serviam de lastro nas embarcações, óleo de baleia e cal.



Igreja Matriz


Localizada na praça municipal, centro, foi construída pelos jesuítas antes de 1764. Depois de um incêndio no altar-mor , em 1949, um novo altar foi construído nos moldes do anterior. Sob a torre, está localizado o túmulo de Dom José davit, primeiro bispo de São Mateus.















Igreja de São Benedito


Construção jesuítica localizada n praça com o mesmo nome, no Centro.adata provávelde sua construção e do início do século XVIII. Até o final do séc.XIX era chamada de capela de Nossa Senhora do Rosário. No sécuo XX passou a ser conhecida como Igreja de São Benedito. Nesta igreja são realizadas celebrações afros, sendo a mais importnate a do dia 27 de dedzembro, feriado municipal.


 
Site desenvolvido e administrado pelo turismólogo Heitor Lemos
Copyright © 2008 TURISMO SÃO MATEUS (27)3767 8898. TODOS DIREITOS RESERVADOS